UM CURSO IMERSIVO E COMPLETO DE 3 DIAS
Vai te ensinar tudo o que você precisa para se tornar um profissional capaz de realizar diagnósticos e reparos em transmissões automáticas, com excelência.
Conheça a GRADE CURRICULAR dessa especialização
I MÓDULO (Introdução)
INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO
∙ Aumento dos veículos com transmissão automática na frota brasileira ∙ Oportunidades dentro do mercado de trabalho
II MÓDULO (nomenclatura das transmissões)
∙ Identificação das transmissões (fabricante, montadora)
∙ Longitudinais, transversais (4×2, 4×4, AWD)
∙ Power Train
∙ Métodos de auxilio na identificação das transmissões automáticas
III MÓDULO (diferentes formas de transmissão e utilização da alavanca)
∙ Atendimento e primeiro contato com o cliente
∙ Posições da alavanca
∙ Comandos relacionados as funções da alavanca
IV MÓDULO (principais causas da quebra de uma transmissão automática)
∙ Falta de manutenção preventiva
∙ Falha de manutenção
∙ Uso incorreto da alavanca
∙ Uso em condições extremamente severas
∙ Falha de projeto
V MÓDULO (conceitos hidráulicos)
MECÂNICA DOS FLUIDOS
∙ Viscosidade
∙ Índice de viscosidade
∙ Características e funções do fluido (ATF)
∙ Principais funções do ATF
∙ Requisitos para o ATF
∙ Cavitação
∙ Derivação de pressão por restrição
∙ Diferença de área
VI MÓDULO (transmissão de força)
ELEMENTOS DE MÁQUINA
∙ Elementos de fixação
∙ Elementos de apoio
∙ Elementos de transmissão
VII MÓDULO (conceitos de funcionamento das transmissões hidráulicas)
∙ Regulador centrífugo (governador)
∙ Válvula moduladora, de aceleração e de redução
∙ Pressão X área
∙ Válvula Manual
∙ Válvulas de mudanças
∙ Acumuladores
∙ Controladores de nível da transmissão automática
∙ Métodos de verificação de nível das transmissões automáticas ∙ Bomba de óleo (engrenagens e palhetas)
∙ Embreagens
∙ Freios
∙ Eixo de entrada
∙ Eixo de saída
∙ Embreagem unidirecional (roda livre)
∙ Conjunto Planetário (conjunto epicicloidal)
∙ Elementos e dispositivos de aplicação
∙ Orifícios e canais de aplicação dos conjuntos de embreagem, servos e lubrificação
∙ Corpo de válvulas
∙ Cárter
∙ Filtros
∙ Trocador de calor
∙ Trava park
∙ Fluido (ATF)
VIII MÓDULO (diferentes procedimentos para troca do fluido das transmissões automáticas)
AULA PRÁTICA
∙ Identificando a transmissão
∙ Identificando o fluido a ser usado
∙ Analise do fluido
∙ Troca de filtros (acessíveis ou não)
∙ Trocador de calor
IX MÓDULO (conversor de torque)
FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO
∙ Flex – Plate (Placa flexível)
∙ Bomba
∙ Turbina
∙ Estator
∙ Temperatura
∙ Manutenção
∙ Buchas
∙ Guias de alinhamento
X MÓDULO (revisão de metrologia)
∙ Paquímetro
∙ Micrometro
∙ Relógio comparador
XI MÓDULO (técnicas e procedimentos de desmontagem e montagem no reparo das transmissões automáticas)
∙ Lado de montagem dos rolamentos
∙ Discos de aço
∙ Discos molas
∙ Placa de reação
∙ Folga média do conjunto multidiscos
∙ Buchas
∙ Torque médio
AULA PRÁTICA
∙ Transmissão 6T30
AULA PRÁTICA
∙ Transmissão AL4
AULA PRÁTICA – CORPO DE VÁLVULAS
∙ Limpeza
∙ Mapeamento
∙ Teste de vácuo
XII MÓDULO (revisão multímetro)
∙ Tensão elétrica
∙ Corrente elétrica
∙ Resistência elétrica
∙ Potência elétrica
XIII MÓDULO (gerenciamento eletrônico das transmissões automáticas)
∙ ECM, TCM e PCM
∙ Sensor de velocidade do veículo (VSS)
∙ Sensor de posição da borboleta do acelerador (TPS)
∙ Mudanças ascendentes
∙ Reduções
∙ Solenoides de mudança
∙ Solenoides PWM
∙ Sensibilidade de mudança das transmissões
∙ Conjunto de interruptores de pressão (PSA)
∙ Sensor de temperatura do fluido da transmissão (TFT)
∙ Sinais de entrada
∙ Modo de segurança (emergência)
∙ Adaptabilidade das mudanças
∙ Capacidade de diagnostico
AULA PRÁTICA
∙ Transmissão JF0….
∙ Problemas e possíveis causas (construindo diagnóstico)
XIV MÓDULO (PROVA FINAL)
XV MÓDULO (DINÂMICA DE ENCERRAMENTO)
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
INTENSIVO – 3 DIAS DE CURSO – FINAIS DE SEMANA (DAS 8H AS 18H) PROVA NO ÚLTIMO DIA
VANTAGENS DO CURSO IMERSIVO PRESENCIAL
Ao decidir se especializar em Transmissões Automáticas, e estar presente, ao lado dos nossos professores, você terá a oportunidade de aprender ao vivo, de forma teórica e prática, tudo o que você precisa saber para entregar um serviço ainda mais completo e com excelência para o seu cliente.
E é isso que vai fazer com que você se torne uma referência na sua região.
Nossos professores, são as maiores referências no assunto do Brasil, e você poderá tirar todas as suas dúvidas com eles, em tempo real.
Além de ter uma experiência inesquecível ao lado de outros profissionais, professores e mentores, e com isso, fazer muito networking.
QUALIDADE DE ENSINO
A Dotta Treinamentos é a maior escola de mecânicos e donos de oficina do Brasil.
Temos os melhores professores do país, as grades curriculares mais completas e uma didática de ensino exclusiva e personalizada.
Por isso, nos tornamos a maior referência em ensino no mundo automotivo.
METODOLOGIA DE ENSINO
Nossa metodologia única de ensino, além de te ensinar a parte teórica de forma simples e fácil de aprender, nós te ensinamos de forma prática.
Pegamos todas as peças, e te mostramos na prática, ao vivo e em detalhes.
Tudo isso, para que você saia desse curso sabendo tudo o que precisa para chegar no seu local de trabalho pronto para realizar diagnóstico e reparos nas transmissões automáticas sequenciais hidráulicas e eletrônicas.