DOTTA TREINAMENTOS

Curso Fundamentos de Transmissão Automática

Tem por objetivo o desenvolvimento de competência para realizar manutenção preventiva e preparação das transmissões automáticas, utilizando as ferramentas, seguindo as normas e procedimentos técnicos e de segurança.

UM CURSO IMERSIVO E COMPLETO DE 3 DIAS

Vai te ensinar tudo o que você precisa para se tornar um profissional capaz de realizar diagnósticos e reparos em transmissões automáticas, com excelência. 

Conheça a GRADE CURRICULAR dessa especialização

I MÓDULO (Introdução) 

INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO 

∙ Aumento dos veículos com transmissão automática na frota brasileira ∙ Oportunidades dentro do mercado de trabalho 

II MÓDULO (nomenclatura das transmissões) 

∙ Identificação das transmissões (fabricante, montadora) 

∙ Longitudinais, transversais (4×2, 4×4, AWD) 

∙ Power Train 

∙ Métodos de auxilio na identificação das transmissões automáticas 

III MÓDULO (diferentes formas de transmissão e utilização da  alavanca) 

∙ Atendimento e primeiro contato com o cliente 

∙ Posições da alavanca 

∙ Comandos relacionados as funções da alavanca

IV MÓDULO (principais causas da quebra de uma transmissão  automática) 

∙ Falta de manutenção preventiva 

∙ Falha de manutenção 

∙ Uso incorreto da alavanca 

∙ Uso em condições extremamente severas 

∙ Falha de projeto 

V MÓDULO (conceitos hidráulicos) 

MECÂNICA DOS FLUIDOS 

∙ Viscosidade 

∙ Índice de viscosidade 

∙ Características e funções do fluido (ATF) 

∙ Principais funções do ATF 

∙ Requisitos para o ATF 

∙ Cavitação 

∙ Derivação de pressão por restrição 

∙ Diferença de área 

VI MÓDULO (transmissão de força) 

ELEMENTOS DE MÁQUINA 

∙ Elementos de fixação 

∙ Elementos de apoio 

∙ Elementos de transmissão 

VII MÓDULO (conceitos de funcionamento das transmissões  hidráulicas) 

∙ Regulador centrífugo (governador) 

∙ Válvula moduladora, de aceleração e de redução 

∙ Pressão X área 

∙ Válvula Manual 

∙ Válvulas de mudanças 

∙ Acumuladores 

∙ Controladores de nível da transmissão automática

∙ Métodos de verificação de nível das transmissões automáticas ∙ Bomba de óleo (engrenagens e palhetas) 

∙ Embreagens 

∙ Freios 

∙ Eixo de entrada  

∙ Eixo de saída 

∙ Embreagem unidirecional (roda livre) 

∙ Conjunto Planetário (conjunto epicicloidal) 

∙ Elementos e dispositivos de aplicação 

∙ Orifícios e canais de aplicação dos conjuntos de embreagem, servos e  lubrificação 

∙ Corpo de válvulas 

∙ Cárter 

∙ Filtros 

∙ Trocador de calor 

∙ Trava park 

∙ Fluido (ATF) 

VIII MÓDULO (diferentes procedimentos para troca do fluido  das transmissões automáticas) 

AULA PRÁTICA 

∙ Identificando a transmissão 

∙ Identificando o fluido a ser usado 

∙ Analise do fluido 

∙ Troca de filtros (acessíveis ou não) 

∙ Trocador de calor 

IX MÓDULO (conversor de torque) 

FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO 

∙ Flex – Plate (Placa flexível) 

∙ Bomba 

∙ Turbina 

∙ Estator 

∙ Temperatura 

∙ Manutenção 

∙ Buchas

∙ Guias de alinhamento 

X MÓDULO (revisão de metrologia) 

∙ Paquímetro 

∙ Micrometro 

∙ Relógio comparador 

XI MÓDULO (técnicas e procedimentos de desmontagem e  montagem no reparo das transmissões automáticas) 

∙ Lado de montagem dos rolamentos  

∙ Discos de aço 

∙ Discos molas 

∙ Placa de reação  

∙ Folga média do conjunto multidiscos  

∙ Buchas 

∙ Torque médio 

AULA PRÁTICA 

∙ Transmissão 6T30 

AULA PRÁTICA 

∙ Transmissão AL4 

AULA PRÁTICA – CORPO DE VÁLVULAS 

∙ Limpeza 

∙ Mapeamento 

∙ Teste de vácuo 

XII MÓDULO (revisão multímetro) 

∙ Tensão elétrica 

∙ Corrente elétrica 

∙ Resistência elétrica 

∙ Potência elétrica 

XIII MÓDULO (gerenciamento eletrônico das transmissões  automáticas)

∙ ECM, TCM e PCM 

∙ Sensor de velocidade do veículo (VSS) 

∙ Sensor de posição da borboleta do acelerador (TPS) 

∙ Mudanças ascendentes 

∙ Reduções 

∙ Solenoides de mudança 

∙ Solenoides PWM 

∙ Sensibilidade de mudança das transmissões 

∙ Conjunto de interruptores de pressão (PSA) 

∙ Sensor de temperatura do fluido da transmissão (TFT) 

∙ Sinais de entrada 

∙ Modo de segurança (emergência) 

∙ Adaptabilidade das mudanças 

∙ Capacidade de diagnostico 

AULA PRÁTICA 

∙ Transmissão JF0…. 

∙ Problemas e possíveis causas (construindo diagnóstico) 

XIV MÓDULO (PROVA FINAL) 

XV MÓDULO (DINÂMICA DE ENCERRAMENTO) 

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS 

INTENSIVO – 3 DIAS DE CURSO – FINAIS DE SEMANA (DAS 8H AS 18H) PROVA NO ÚLTIMO DIA

VANTAGENS DO CURSO IMERSIVO PRESENCIAL

Ao decidir se especializar em Transmissões Automáticas, e estar presente, ao lado dos nossos professores, você terá a oportunidade de aprender ao vivo, de forma teórica e prática, tudo o que você precisa saber para entregar um serviço ainda mais completo e com excelência para o seu cliente. 

E é isso que vai fazer com que você se torne uma referência na sua região. 

Nossos professores, são as maiores referências no assunto do Brasil, e você poderá tirar todas as suas dúvidas com eles, em tempo real. 

Além de ter uma experiência inesquecível ao lado de outros profissionais, professores e mentores, e com isso, fazer muito networking. 

 

QUALIDADE DE ENSINO

A Dotta Treinamentos é a maior escola de mecânicos e donos de oficina do Brasil.

Temos os melhores professores do país, as grades curriculares mais completas e uma didática de ensino exclusiva e personalizada. 

Por isso, nos tornamos a maior referência em ensino no mundo automotivo. 

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Nossa metodologia única de ensino, além de te ensinar a parte teórica de forma simples e fácil de aprender, nós te ensinamos de forma prática. 

Pegamos todas as peças, e te mostramos na prática, ao vivo e em detalhes.

Tudo isso, para que você saia desse curso sabendo tudo o que precisa para chegar no seu local de trabalho pronto para realizar diagnóstico e reparos nas transmissões automáticas sequenciais hidráulicas e eletrônicas.

 

Então, se você deseja se especializar em Transmissões Automáticas, e se tornar um profissional certificado pela maior escola do ramo automotivo do Brasil, realize sua inscrição tocando no botão abaixo.

Está com alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou enviando uma mensagem para nosso suporte.

INSCRIÇÃO

Fale conosco

Ainda tem alguma dúvida, ou está indeciso?

Temos um time atencioso e totalmente preparado para te atender.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp tocando no botão abaixo

DOTTA TREINAMENTOS